• Camila Maia

Publicação BEST OF LABLINE 2020

Atualizado: Set 22

Artigo publicado recentemente em Português pela Santos, dá uma pincelada no que o novo livro que será publicado este ano vai falar. Além disso teve um impacto muito grande pessoalmente pra mim e eu vou te contar porquê.


Hoje eu vou falar sobre o resultado deste trabalho e o impacto na minha vida, não só pelo resultado físico, mas pelo momento que isto aconteceu.


Muitas pessoas me perguntam o que eu faço desde que deixei de atender pacientes... Bem eu faço muitas coisas, mas hoje vou mostrar o resultado de uma delas.


Livro Best of Labline 2020 publicado pela Editora Santos reúne os melhores artigos publicados em 2019 na Labline Magazine.


Eu tenho me dedicado bastante à pesquisa e a escrita nestes útimos anos. Desde que eu e o Juvenal (marido) começamos a trabalhar juntos, eu resolvi organizar o material de trabalho dele e descrever as técnicas que ele desenvolveu para Odontologia.



A medida que eu fui me aprofundando, fui percebendo o quão valioso era aquele trabalho e a importância de publicações que permitissem o acesso a um número maior de pessoas.



Ao fazer pesquisas para escrever o livro, que deve ser publicado no final deste ano, uma longa jornada na busca de imagens, informações, documentação da técnica se iniciou.





O Livro sobre o Conceito Dentogengival que deve ser publicado este ano, trata dos princípios da técnica e também passos de execução com muitos casos clínicos.




O Juvenal sempre diz que quando ele começou a ensinar a fazer Dentogengival foi muito difícil, pois ele sabia fazer, mas não sabia como ensinar. Ele não tinha etapas de execução e muitas vezes nem sabia o porquê aplicava algum passo, mas fazia automaticamente pois dava certo.


Com o tempo estas etapas foram sendo didaticamente distribuídas, o que fez dele um excelente professor.


Então surgiu este novo desafio, alinhar todas as etapas e somar isto a larga casuística clínica que ele construiu ao longo dos anos. Somar estas informações com pesquisas que dessem embasamento científico para fazer uma publicação a altura.

Assim foi que iniciei uma série de pesquisas e de organização de dados para gerar o livro.

Neste caminho muito material interessante foi coletado. Entre estes, o caso de uma paciente muito especial que acabou topando fazer novas fotos após 10 anos da instalação do caso, bem como a publicação do mesmo. Eis que surgiu aí a idéia de fazer uma publicação específica sobre o caso.


Este artigo foi então publicado na revista Labline em inglês, uma revista internacional que particularmente eu gosto muito. Diversos técnicos e dentistas de alta qualidade publicam nesta revista de forma bem prática, expondo seus insights.


O nosso artigo "Reabilitação Dentogengival - etapas para simplificar o processo" (Juvenal Souza Neto, Fernando Pastor e Camila Maia), descreve com um caso clínico o passo a passo do planejamento e execução de uma dentogengival de arco total superior. Cada passo é embasado em diversos conceitos e fundamentam a técnica.


O impacto desta publicação na vida: Quando o artigo saiu na Labline ano passado me deu uma energia, já que o livro ainda estava um pouco distante de ser finalizado e estes projetos de longo prazo sempre acabam frustando um pouco a gente por não vermos o resultado logo. A Labline foi a oportunidade que tive de ver algo concreto acontecendo.

Já este ano, para nossa felicidade,  nosso artigo foi selecionado para a publicação em português  “Best Labline 2020.

Já este ano, ver a nossa publicação novamente dentre tanta gente boa realmente foi muito gostoso!


Além disso a edição está ótima, cheia de informações muito legais... Sem falar nas fotografias e no design das publicações.


Logo no início da revista tem a entrevista Pascal Magne realizada pelo Marat Awdaljan que me inspirou muito. Ele divaga sobre a sua carreira e como as coisas foram acontecendo e como busca o equilíbrio em tudo que faz.


Uma das coisas mais legais é perceber que estamos todos sempre aprendendo, em todas as tarefas que fazemos, sempre existem uma série de fatores a serem avaliados. Não se trata somente da pesquisa em si ou do trabalho, é sobre como manter o equilíbrio de todos os setores da vida. E por isso perceber a magnitude da cada fase é realmente essencial.




Deixe sua opinião, conte sua experiência... Vou adorar ler.


Um abraço,


Camila Maia


Camila Maia  © 2020